O que é afinal Comida de Verdade?

O QUE É AFINAL COMIDA DE VERDADE?
do inglês “real food”

Comida de Verdade é aquela que realmente nutre os produtores, consumidores, comunidades e a terra, um sistema alimentar que fundamentalmente respeita a dignidade humana, a saúde, o bem-estar animal, a justiça social e a sustentabilidade ambiental num ciclo completo e resiliente.

É saudável e nutritiva, simples e integral. É constituída por alimentos que encontramos na natureza, criados na terra: em grande parte crus e não refinados, preparados de forma a potenciar as suas qualidades nutritivas.

Comida de Verdade reconhece a variedade de hábitos gastronómicos que suportaram o crescimento e evolução natural da espécie humana desde há milhões de anos até ao advento da industrialização e da criação de regimes da moda.

Reconhece a tragédia que causou o advento da industrialização no ciclo alimentar: processamento industrial, impacto ambiental, deslocalização alimentar, perda de formas tradicionais de conservação, dependência de combustíveis fósseis, desconfiguração das paisagens; dando origem a uma alimentação de conveniência rica em amido de milho modificado, açúcar, óleos hidrogenados, monoglotamato de sódio, produtos baixos em gordura, pães e bolachas com fermentos industriais, lacticínios pasteurizados…

Comida de Verdade não contém ingredientes assustadores que são difíceis de pronunciar e que não crescem num jardim.
 

Ingredientes de verdade >>
Pricípios das dietas saudáveis no site da WAPF (inglês) >>