LOCAL

A LOCAL é um projecto associativo que trabalha na transição para uma cultura alimentar local, saudável e sustentável.

Queremos uma cultura alimentar que respeite a dignidade, a saúde e o bem-estar humano e animal, a justiça social e a sustentabilidade ambiental, num ciclo completo e resiliente. Pretendemos promover e divulgar o conceito de comida de verdade, aquela que realmente nutre os produtores, consumidores, comunidades e a terra.

Dedicamo-nos ao estudo e divulgação das várias manifestações que sustêm e são sustentadas pelo consumo alimentar. Pretendemos descortinar o sistema alimentar desde o momento da produção, passando pela sua transformação, distribuição, acesso e celebração. Valorizamos o legado cultural alimentar de populações ancestrais trazido até nós por estudos de antropologia alimentar contrapondo-os aos modelos alimentares capitalistas. Recorremos à validação ciêntifica dos mesmos para enquadrar directrizes para uma alimentação adequada.

Defendemos práticas e políticas culturais, alimentares e agrícolas que melhorem a saúde e o bem-estar das pessoas, animais, o ambiente de trabalho e de vida, promovem a equidade e enriquecem a sociedade e a cultura. Práticas como a pastorícia holística, pesca responsável, apicultura natural, policultura, rotação de culturas, agrosilvicultura, agricultura biológica, biodinâmica e permacultura.

Ao compreender a relevante relação que o consumo alimentar local tem na construção de economias mais saudáveis e sustentáveis, pretendemos contribuir para a construção de um sistema alimentar coerente.

Procuramos resgatar a integridade da cultura alimentar através da educação, investigação e activismo. Dinamizamos, com este fim, actividades de cariz cultural no âmbito das temáticas a que nos dedicamos. Através destas fomenta-se o entrosamento com a comunidade e a partilha de saberes.

MISSÃO

Contribuir para a consolidação de uma cultura alimentar local na criação de sistemas alimentares saudáveis e sustentáveis.

OBJECTIVOS

. Desconstruir mitos da nutrição contemporânea.
. Democratizar o acesso a uma alimentação adequada e sustentável.
. Criar e potenciar literacia alimentar.
. Divulgar e fundamentar práticas agrícolas sustentáveis.
. Divulgar e fundamentar práticas culinárias saudáveis e sustentáveis.
. Sistematizar princípios para uma cultura alimentar para a saúde e sustentabilidade.
. Afirmar o consumo alimentar como acto político.
. Divulgar, consolidar e fundamentar o conceito de comida de verdade.
. Potenciar o acesso a alimentos saudáveis e sustentáveis.
. Reflectir o verdadeiro custo da alimentação.
. Consolidar e fundamentar a relação entre escolhas alimentares, saúde e sustentabilidade.

13224285_10209462959268820_587687758_o

Lê aqui: Sustentabilidade Alimentar: porque é que importa e o que podemos fazer.

Aprende mais sobre o que é comida de verdade, inscreve-te na nossa newsletter, associa-te à LOCAL (em breve), acompanha o nosso blog, segue o nosso Facebook, Instagram e Youtube e participa no grupo discussão no facebook  para fazeres parte desta revolução alimentar.