Curso de Design de Permacultura Urbana


o que é a Permacultura?
A Permacultura é uma metodologia de design que tem como princípio a estruturação de modelos de vida sustentáveis. Foi sistematizada em 1978 pelo agrónomo Bill Mollison e o seu aluno David Holmgreen. Inicialmente centrada no estudo de técnicas agrícolas contemporâneas e tradicionais para a regeneração produtiva do solo, rapidamente se tornou num movimento mundial que contempla a sustentabilidade de todas as áreas da vida: economia, transportes, energia, edificação, política, educação … e alimentação.

o que é o Curso de Design de Permacultura Urbana?
O Curso de Design de Permacultura Urbana(CDPU) é uma adaptação para o contexto urbano do curso traçado inicialmente por Bill Mollison como ferramenta de imersão no conceito e prática da Permacultura – Permaculture Design Course. Como uma grande percentagem da população se encontra hoje em dia a habitar em cidades, e são estas também o elemento transformador de paisagem rural, achamos por bem desenvolver uma formação que incidisse nos hábitos urbanos e na compreensão das suas repercussões a nível global.

para quem é?
Este curso é para qualquer pessoa. A Permacultura é uma metodologia e não uma técnica ou fim e por isso é adaptável a cada campo da vida.

– Introdução à Permacultura
– Padrões Naturais e Metodologias de Design
– Manejo da Terra e da Natureza
– Paisagem e Espaço Construído
– Política e Comunidade
– Economia e Finanças
– Cultura e Educação
– Cultura Material e Tecnologia Apropriada
– Saúde e Bem-Estar
– Projectos de Design

Conteúdos/ Areas temáticas
metodologia de design sustentável,zoneamento, agroflorestas, wilderness urbana,  incredible edible, campo/cidade, consumo consciente, água, transportes, nutrição, economia circular, agricultura biológica, eco-design, pedagogias alternativas, arquitectura sustentável, moedas locais, composto

Hugo Dunkel
Em busca de abordagens reais na construção de qualidade de vida, integra em 2008 o “Ecovilage Training Course” na Findhorn Foundation, Escócia, considerada o habitat humano com o menor pegada ecológica do mundo ocidentalizado. É lá que toma contacto com o conceito de permacultura. O interesse por esta metodologia de design leva-o a participar no “International Permaculture Design Course” em 2010 com Max Lindegger no Fundão, integrando em 2011 o estágio de Permacultura “Permaculture Plus Imersion” no Instituto de Permacultura do Vale da Lama, onde se destacam o Curso de Professores de Permacultura com Rosemary Morrow, formação prática de Agroflorestas com Ernst Götsch e Agricultura Regenerativa – RegenAG® com Darren J. Doherty. Posteriormente integra a equipa do Instituto até voltar para o Porto.

No seu percurso estudou também apicultura natural, fermentação alimentar, compostagem, agricultura biodinâmica, economias circulares e construção natural destacando-se agroflorestas com Martin Crawford e observação de paisagem com Patrick Whitefield.

O seu interesse pela alimentação levou-o a completar em 2017 a formação de nutrição ortomolecular. É a compreensão da alimentação como elemento modulador do mundo, da sociedade e da saúde que o incita a fundar a LOCAL.
consultar CV

Gustavo Briz
Enquanto estudava arquitectura e se frustrava com a mesma, tropeça em Berlim num texto sobre o Movimento de Transição. Daí foi um salto até à permacultura, e de repente ficou claro qual o caminho que queria seguir. Findo o Mestrado em Arquitectura, começa a explorar a permacultura, participa num “Permaculture Design Course” com Richard Perkins e Eunice Neves, e mais tarde num curso de professores de permacultura com Rosemary Morrow.

Nos caminhos da educação tem trabalhado em Educação para os Direitos Humanos com a Rede Inducar. Começou por ir a escolas a dinamizar sessões sobre orientação sexual e identidade e expressão de género. Integrou a bolsa de formadores do Conselho Nacional de Juventude.

A compreensão de que a natureza está intricadamente ligada, e que somente uma abordagem holística poderá visar as crises que nos assolam, e o reconhecimento do papel central que a comida e acto de comer têm em várias dimensões das nossas vidas (saúde, ecologia, paisagem, economia, etc) fizeram-no envolver-se com a LOCAL.
consultar CV(em construção)

MOLLISON, Bill; Permaculture One
ALEXANDER, Christopher; Timeless Way of Building
ALEXANDER, Christopher; A Pattern Language
HALL, Peter; Cities of Tomorrow
JACOBS, Jane; Life and Death of Great American Cities
DOMINGUES, Alvaro; Vida no Campo
DOMINGUES, Alvaro; A Rua da Estrada
YEOMANS, P. E.; The City Forest
RIBEIRO TELES, Gonçalo; A Utopia e os Pés na Terra
HARVEY, David; Spaces of Hope
VAN LENGEN, Johan; Manual do Arquitecto Descalço
RUDOLFSKY, Bernard; Architecture withtout Architects
LATOUCHE, Serge; Pequeno Tratado do Decrescimento do Decrescimento Sereno
ROLAND, Ethan C. & LANDUA, Gregory; Regenerative Enterprise – Optimizing for Multi-Capital Abundance

Se pretendes albergar esta formação teu espaço ou instituição ou se pretendes inscrever-te numa das nossas próximas formações contacta-nos.

2018-MAR LOCAL, Porto (data a confirmar)