Bolo de Arroz de Verdade
lançamento 20 de Maio 2018
Temporada_Cowork_Café
Porto

A LOCAL tem na sua génese a criação de literacia alimentar, ou seja, procuramos, em tudo o que fazemos, a produção e divulgação de conhecimento que contribui para a compreensão daquilo que comemos e do impacto que o acto de comer tem nas nossas vidas.

Até então o nosso maior contributo tem sido feito através de oficinas, moderação de conversas e produção de conteúdo, tanto nos nossos meios digitais como em contribuições várias em edições impressas e video. Em vésperas de abertura da LOCAL Food Lab no Porto, é com muita felicidade que materializamos finalmente as nossas visões sobre alimentação numa experiência gastronómica – o bolo de arroz de verdade – a ser apresentado domingo, dia 20 no evento de abertura do Temporada, na Rua da Torrinha 151 no Porto.

O bolo de arroz é um bolo omnipresente na pastelaria, servido comummente como cartão de visita de muitos estabelecimentos. Como o nome sugere, este bolo era inicialmente feito com farinha de arroz, o que lhe confere uma maior densidade e peso, e uma textura e sabor característicos deste ingrediente. Este sabor faz parte do imaginário de infância de muita gente, mas a qualidade do bolo de arroz que encontramos hoje em dia não faz jus à sua iconicidade.

A quantidade de farinha de arroz neste bolo decresceu sendo muitas vezes até inexistente na lista de ingredientes. A esta lista juntaram-se, entretanto, conservantes, antioxidantes, ovos pasteurizados, margarinas (gorduras hidrogenadas), amido modificado, xaropes de glucose e milho, corantes, conservantes e outros aditivos. A escolha destes ingredientes nada contribui para a sua qualidade, muito pelo contrário, e tem antes como finalidade o prolongamento de vida de prateleira do produto e o aumento da margem de lucro de quem o produz.

O bolo de arroz de verdade resulta da vontade de recriar esta receita, valorizando ingredientes de verdade, locais e biológicos. Para a confecção são apenas usados farinha de arroz, ovos, manteiga clarificada, mel, sumo e raspa de limão, sal marinho e bicarbonato de sódio. A farinha de arroz não integral garante a ausência de antinutrientes, como o ácido fítico, que impedem a absorção de minerais importantes. Este bolo é rico em gorduras saturadas saudáveis e colesterol oriundos dos ovos e da manteiga clarificada, que não tem lactose, nem caseína. Os restantes ingredientes garantem uma diversidade de minerais e criam complexidade de sabor e textura.

O bolo de arroz de verdade, como qualquer doce, deve ser comido moderadamente, em momentos especiais.

sem sacarose • sem glúten • sem caseína • sem lactose

Fica aqui o link do evento no facebook.

Venham provar!!!

comentários

comentários