Demain – o Filme
1 a 7 de setembro 2016
Teatro do Campo Alegre


 
Chegou finalmente à cidade do Porto o filme Demain, que estará patente todos os dias até 7 de setembro no teatro do Campo Alegre com inicio às 18.00.

Segundo Rob Hopkins “dedicamo-nos a fazer demasiados filmes onde somos atacados por zombies ou somos vítimas de bombas nucleares, epidemias, robôs, extraterrestres…”. Este filme é exemplo do oposto, onde Hopkins aparece como representante da cidade em transição Totnes, um brilhante exemplo de como, ao reunir pessoas para criativamente resolver as problemáticas da vida, nos permitimos a criar uma realidade mais sustentável e resiliente.

Demain (Amanhã) é um documentário francês produzido pelos cineastas Melanie Laurent e Cyril Dion. O documentário leva-nos numa viagem à volta do mundo e mostra-nos práticas inteligentes em torno de cinco capítulos: agricultura, economia, energia, educação e democracia.

O filme começa com a temática da agricultura valorizando a importância da relocalização alimentar e da sua reintegração na paisagem urbana e peri-urbana, já que é nestes polos que se encontra, hoje em dia, a maior concentração de população. São apresentados exemplos incríveis como o Incredible Edible em Todmorden, o movimento de agricultura urbana em Detroit, o sistema de aproveitamento de matéria orgânica em São Francisco e a instalação de estufas fotovoltaicas com a integração de presidiários. Mesmo quando nos são apresentados os outros capítulos a questão da soberania alimentar está presente, introduzida por nomes conhecidos como Vandana Shiva, Pierre Rabhi e Olivier de Schutter.

INCREDIBLE-EDIBLE-1

O filme resulta em imagens incríveis e é exímio na escolha musical, cujas letras parecem ter sido escritas como banda sonora. O filme vive da metáfora constante entre o funcionamento da natureza e o da sociedade humana mostrando como a Pemacultura é essencial como ferramenta de compreensão do ecossistema social.

A abordagem do filme é bastante leve o que o torna um filme fácil e interessante de se ver. No entanto há temáticas que não são aprofundadas e questões que são lançadas ao ar sem serem posteriormente validadas como a ideia de que teremos de reduzir o consumo de carne. Se houvesse uma temática forte que faltou abordar foi a da nutrição e a da regeneração de solos pela gestão holística da pastagem. É triste que a promoção deste tipo de filmes seja tão pequena, assim como o seu período de exibição. mas cá estaremos para estimular o inverso =)

Um filme a ver-se já como incentivo para mudar o mundo hoje.

site oficial do filme Demain
fonte das imagens aqui e aqui.

comentários

comentários