Arquitectura e Comensalidade
Mariana Salvador
1 de junho de 2016
Casa das Artes

“Como foram as nossas casas transformadas pela comida, pelo acto de cozinhar e pelo partilhar de uma refeição? Foram as práticas de confecção que definiram a configuração das nossas cozinhas, ou foram os avanços técnicos nestes espaços que nos permitiram confeccionar novos pratos? Existe uma correlação entre as maneiras à mesa e a configuração do espaço de refeição?”

“Arquitectura e Comensalidade – Uma história da casa através das práticas culinárias” é o livro onde Mariana Sanchez Salvador tenta responder a estas perguntas. Após o primeiro lançamento em Lisboa, a Mariana virá apresentar o seu livro no Porto, na Casa das Artes. O evento acontecerá das 18:30 às 20:30, na Quarta-feira, dia 1 de Junho.

IMG_4491lançaçmento do livro em Lisboa na Casa Independente.

“Partindo da Roma Antiga até à contemporaneidade, este livro descreve-nos a evolução da performance culinária na casa, inter-relacionando espaço, comida e sociedade. A transformação da arquitectura doméstica é explicada através dos seus espaços culinários, cruzando-se com a influência das técnicas e simbolismos das preparações culinárias e com os valores culturais associados ao cozinhar, comer e habitar. À visão global destas transformações, ocorridas no contexto ocidental, acrescentam-se descrições, histórias e curiosidades que nos transportam para a ambiência vivencial de cada época. Estes diversos contributos confluem para uma compreensão profunda e holística da evolução do espaço doméstico à luz das práticas culinárias, para uma outra história da casa.” *

IMG_4525
Mariana Sanchez Salvador é arquitecta e investigadora. Ao longo do seu percurso profissional, tem desenvolvido concursos e projectos de Arquitectura, bem como realizado conferências, publicações e exposições. Trabalhou no atelier Carrilho da Graça Arquitectos, entre 2009 e 2012, colaborando em numerosos projectos que abarcaram desde a escala urbana, aos equipamentos públicos, reabilitação de edifícios, intervenções temporárias e exposições. É licenciada pela Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa e Mestre em Arquitectura pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa. Está actualmente a desenvolver a sua tese de Doutoramento em Estudos Urbanos, na FCSH-UNL e ISCTE-IUL, através de uma Bolsa de Doutoramento atribuída pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

Evento no Facebook aqui.

fonte da imagem thumbnail aqui
* texto de contracapa.

comentários

comentários